War Memorial de Seoul em 360 graus

Seoul é uma cidade cheia de surpresas na qual o novo e o antigo podem ser encontrados a cada esquina ou praça, sendo assim se estiver caminhando e encontrar alguma praça, parque ou Palácio, não perca a oportunidade de entrar e visitar, pois certamente será uma oportunidade única.

Entre os meus locais favoritos em Seoul o War Memorial é disparado o que mais me atraí, seja pela diversidade de armas e objetos expostos, seja pela oportunidade de compreender melhor este pequeno País, que teve sua história através dos séculos  intensamente marcada por tentativas de invasões e guerras, especialmente com China e Japão.

O War Memorial possui várias atrações outdoor, que podem e devem ser visitadas com calma. São estátuas e armamentos expostos, que nos permitem ver os equipamentos utilizados na Guerra da Coréia, que teve início em 1950, e que oficialmente ainda não terminou, uma vez que não temos um armistício entre as Coréias, mas apenas um cessar fogo que vigora desde Julho de 1953.

Korean War Monument - clique na foto para ver a Panorâmica 360 graus

Na parte externa podemos ver vários aviões, mísseis, tanques de guerra e até mesmo um barco patrulha, sendo que muitos deles foram utilizados na Guerra da Coréia. Ande com calma e aproveite para ver os detalhes.

Vários aviões de guerra estão expostos no Páteo - clique na foto para ver a panorâmica 360 graus

Avião de transporte militar C119F - clique na foto para a ver panoramica 360 graus

O famoso caça soviético MIG 19 repousa ao lado de um caça americano F4 - clique na foto para ver a panorâmica 360 graus

E não pense que o acervo exposto neste páteo se limita a aviões. Podemos encontrar mísseis, tanques de guerra, canhões, helicópteros, peças de artilharia, etc, e o melhor, em todos os casos o visitante pode interagir com o equipamento, respeitando é claro as regras básicas de segurança.

Mísseis terra-terra - clique na foto para ver a panorâmica 360 graus

Tanque M47 e o famoso Sherman - clique na foto para ver a panorâmica 360 graus

Barco Patrulha alvejado por tiros - clique na foto para ver a panorâmica 360 graus

Reencontro dos irmãos ao final da guerra - clique na foto para ver a panorâmica 360 graus

Ao entrarmos no Memorial temos a oportunidade de conhecer as diversas guerras pelas quais este país passou, deste os tempos antigos até a Guerra da Coréia. Podemos observar um misto de orgulho de uma nação que apesar de seu pequeno território e população sempre soube sobreviver às dificuldades e um alerta da dor e destruição que uma guerra pode causar.

imponente saguão do memorial - clique na foto para ver a panorâmica 360 graus

Em seu interior, podemos ver nas suas várias salas, além de vários tipos de armas de diferentes séculos, ambientes que reproduzem a vida da população durante o tempo da guerra. É um aviso forte do sofrimento que uma guerra causa a população de um país.

maquetes representam cenas de guerras internas durante a idade média

Vidas destruídas e a dor da guerra no dia a dia - clique na foto para ver a panorâmica 360 graus

Outro ponto alto da visita ao Memorial é a sala que abriga uma réplica de um Kobukson: O barco tartaruga.  Este barco utilizava uma couraça metálica como um sistema de defesa, sendo este tipo de embarcação usado pela Marinha Coreana entre os séculos XV e XIX (mais detalhes?? veja na Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Turtle_ship).

Kobukson - barco tartaruga - clique na foto para ver a panorâmica 360 graus

Além disto, outras salas mostram cenas do cotidiano da guerra, como a mostrada abaixo, na qual um franco-atirador se prepara para matar o condutor de um tanque de guerra.

franco atirador

Se você gostou e quer mais informações o site oficial do War Memorial é:  http://www.warmemo.or.kr/eng/intro/message/message.jsp.

Veja também: Vila Folclórica Coreana

Edson Maiero