Um bate volta até o Glacial Perito Moreno

Um bate volta até o Glacial Perito Moreno

O que fazer em 4 dias em Puerto Natales (Patagônia Chilena)? Faltavam apenas 3 dias para meu embarque e ainda não havia terminado o planejamento diário da viagem, sabe como é, em casa de ferreiro, espeto é de pau.

Navegando na internet, achei em poucos minutos, 2 lugares imperdíveis: o Glacial do Lago Grey, dentro do Parque Torres Del Paine no Chile e o Glacial Perito Moreno, na Argentina. Pronto, em menos de 10 minutos já havia comprado os dois tours e faltava apenas imprimir os voulchers.

Já em Puerto Natales pesquisei mais sobre o tour até Perito Moreno e tive uma surpresa: ele não fica nada perto, alias fica muito longe. São mais de 6 horas de ônibus até lá, com uma rápida parada em El Calafate.

Uma van nos pegou as 6h30 no hotel e as 7h00 estávamos em um ônibus lotado rumo a Argentina e só fomos chegar a El Calafate as 13h00, sem sequer uma parada para comermos. Chegando na rodoviária tivemos tempo para uma rápida passada no banheiro e apesar de estarmos morrendo de fome, já eram 13h00, nada de almoçarmos, mas acreditamos na promessa da guia argentina, que tinha acabado de embarcar, de que comeríamos assim que chegássemos ao glacial. Dali até o Parque Nacional dos Glaciares, onde fica o Perito Moreno são mais 80 quilômetros, percorridos em 1 hora.

Ao pararmos na portaria do parque, o ônibus foi “invadido” por dois jovens, para cobrança dos ingressos, cujo valor é de $ 70,00 pesos argentinos/pessoa. Uma vez que todos tinham pago, finalmente entramos no parque e após algumas centenas de metros o ônibus parou em um mirante, de onde pudemos ter a primeira visão do glacial, gigantesco, repousando em frente ao Lago Argentino.

Glacial Perito Moreno, Argentina

Na nossa chegada a primeira visão do glacial Perito Moreno

A nossa guia nos informou da possibilidade de navegarmos pelo Lago Argentino até o glacial e assim termos uma visão da grande parede gelo. Todos aceitamos e lá fomos nós, em uma passeio de 1 hora ($90,00 pesos argentinos). Estar em frente àquela parede de gelo é magnifico e nos faz pensar na força e beleza da natureza. Como já tinha feito a navegação pelo Lago Grey, eu tinha uma base de comparação, e senti falta dos grandes icebergs boiando pelo lago, mas nada que me fizesse ficar arrependido de ter vindo.

Glacial Perito Moreno, Argentina

hora de navegar em direção do glacial

Glacial Perito Moreno, Argentina

ao nos aproximarmos, um outro barco nos deu uma noção da tamanho do paredão de gelo

Glacial Perito Moreno, Argentina

o gelo forma uma ponte

Glacial Perito Moreno, Argentina

estamos chegando ao paredão

Glacial Perito Moreno, Argentina

Glacial Perito Moreno: gelo com até 70 metros de altura

Glacial Perito Moreno, Argentina

os pedaços de gelo que se desprendem do glacial flutuam pelo lago

Terminado a navegação, a guia nos informou que finalmente o momento mais esperado do dia estava chegando: iríamos comer algo. Não me julgue mal, achando que só penso em comer, mas para quem tomou café da manhã as 6h20, aguentou até as 3 horas da tarde com apenas 2 pães de mel, comer algo salgado e quente era uma necessidade básica.

O ônibus andou mais alguns quilômetros e parou em uma área com um restaurante/lanchonete e acesso às passarelas em frente ao glacial. Não preciso nem dizer que ao ver o glacial do alto do mirante, esqueci a fome e sai, passarela abaixo para fazer algumas fotos. O sistema de passarelas é muito prático e possibilita que fiquemos próximos do glacial. Existem vários caminhos a serem seguidos, mas devido ao pouco tempo, visitei apenas a trilha central, e no final parei para comer um lanche e beber uma coca cola, com gelo do glacial.

Glacial Perito Moreno, Argentina

Mapa das passarelas existentes no parque: devido ao pouco tempo, caminhei apenas pela passarela central

Glacial Perito Moreno, Argentina

As passarelas nos levam próximos ao glacial

Glacial Perito Moreno, Argentina

olhando o glacial por cima temos uma visão do seu tamanho gigantesco

Glacial Perito Moreno, Argentina

passarelas facilitam a visita ao glacial

Glacial Perito Moreno, Argentina

Glacial Perito Moreno

Glacial Perito Moreno, Argentina

Glacial Perito Moreno

Terminamos a visita por volta das 16h00 e seguimos novamente para El Calafate e dali para Puerto Natales, onde chegamos quase meia noite ao hotel, cansados e famintos. A minha conclusão no final foi de que, apesar de cansativo e de termos pouco tempo no glacial, que valeu a pena e em uma próxima oportunidade vou dedicar mais tempo a esta região argentina. Fica a dica, o passeio vale a pena, mas você tem que estar muito disposto para curtir esta maratona.

Um lembrete importante: não se esqueça de levar seu passaporte e a ficha de entrada no Chile. Como temos que cruzar a fronteira é necessário fazer todo o processo de alfândega quando passamos de um país para outro (tanto na ida como na volta).

 

Ficha Técnica

  • Operadora do tour: Ruta Chile
  • Preço do tour: US$ 118,00/ pessoa
  • Ingresso no Parque Nacional Los Glaciares: $ 70,00 pesos argentino
  • Navegação pelo lago até o glacial: $ 90,00 pesos argentinos

 

Siga o Phototravel360 no Twitter – @phototravel360

Visite o Phototravel360 no Facebook – Phototravel360

Assine o Phototravel360 por email – Phototravel360

 

This Post Has 5 Comments
  • Ola… Parabens pelo site.
    Lindas as fotos e otimas dicas, alem da parte hilaria (de verdade) onde que vc diz: “Não me julgue mal, achando que só penso em comer”.
    Terei, em novembro, apenas dois dias em Puerto Natales, podendo fazer torres full day paine + navegacao no lago Grey OU full day paine + perito moreno.
    O que vc faria?
    Abraco e obrigada!

    • Fernanda,

      não pense 2 vezes, se dedique 100% a Torres del Paine. Eu faria torres full day paine + navegacao no lago Grey, que é um passeio fantástico, ainda mais se estiver um dia ensolarada.

      boa viagem,

      Edson Maiero

  • Você foi em fevereiro?Obrigada

    • Luciana, eu estive lá no final de dezembro de 2012, e estava muitoooooooooo frio!

  • Visual fantástico !! Certamente uma ótima opção de passeio 🙂
    Abraço
    Jodrian

Comments are closed.