Tours no Atacama, curtindo o deserto

Tours no Atacama, curtindo o deserto

As viagens estão cada vez mais caras e nosso tempo livre cada vez mais raro, sendo assim você não pode perder tempo pensando no que vai fazer em sua visita ao Deserto do Atacama. Para isto preparei este post com diversas dicas do que você pode fazer para aproveitar ao máximo sua visita, gastando menos.

San Pedro de Atacama oferece muitas opções de passeios, que em sua grande maioria requerem que você vá de carro, e considerando-se que praticamente não há sinalização indicando os caminhos no meio do deserto, o mais recomendado é contratar o tour em uma das diversas agências de turismo.

Os preços em geral são parecidos independentemente da agência, então lhe dou duas sugestões para baratear os tours:

1) Verifique se o hotel que você escolheu pode fazer as reservas dos seus passeios. Eu estive duas vezes no deserto do Atacama, e na primeira fechei todos os tours com o Hotel Don Sebastian, tudo por email, antes de sair do Brasil, o que além de cômodo, acabou saindo mais barato que o valor negociado por alguns brasileiros que encontramos e que fecharam pacotes nas agências. Este hotel é muito simples, mas tem um serviço muito bom, e até preparava uma sacolinha com café da manhã, para os dias em que saíamos muito cedo do hotel. Infelizmente na nossa segunda visita ele estava lotado, e o hotel que escolhemos não oferecia esta facilidade.

2) Assim que chegar em São Pedro de Atacama já faça as reservas dos tours que quer fazer, afinal você não vai querer correr o risco de perder algo, por estarem todos passeios lotados. Cote nas agências todos os passeios que você quer fazer e negocie um desconto no pacote. Não se esqueça de discutir como será o reembolso, caso eventualmente você precise cancelar algum passeio, pois imprevistos sempre podem ocorrer e peça para que esta condição seja anotada no recibo, isto pode evitar dores de cabeça.

Dezenas de agências de turismo oferecem tours pelo Atacama

Dezenas de agências de turismo oferecem tours pelo Atacama

Screen Shot 2015-06-20 at 09.59.21

Dicas importantes:

1) A grande maioria dos tours oferece um lanche e alguns até almoço, mas não deixe levar sua garrafa de água, pelo menos 1 litro por pessoa, afinal lembre-se que você está no deserto mais seco do mundo, e você precisa se manter hidratado.

2) Leve protetor solar e óculos de sol

3) Apesar de estar no deserto, o frio castiga, então não deixe de se agasalhar, especialmente quando for visitar os Geises del Tatio: as temperaturas na madrugada, hora em que chegamos lá, chegam a -7º C, em pleno verão (Dezembro) e no inverno pode ir abaixo de -15º C (Julho)

4) Ao visitar a laguna Cejar e Termas de Puritana, não se esqueçam a roupa de banho, protetor solar e toalha. Não poupe o protetor solar, especialmente em Termas de Puritana, as águas transparentes aceleram em muito a ação do sol e queimaduras acontecem rapidamente. Eu que o diga.

5) A estrutura nos pontos turísticos é básica, e não existem lanchonetes, sendo assim sempre é bom levar um lanchinho. E não esqueça de trazer o lixo com você.

6) Não esqueça sua câmara fotográfica.

 

 

Siga o Phototravel360 no Twitter – @phototravel360

Visite o Phototravel360 no Facebook – Phototravel360

Visite o Campos do Jordão 360 no Facebook – CamposdoJordão360

Assine o Phototravel360 por email – Phototravel360