Torres del Paine: Glacial e Icebergs no Lago Grey

Sempre me impressionei com glaciares e icebergs e após ver algumas fotos do Glacial Grey, e descobrir que existe a opção de se navegar até ele, eu não poderia perder esta chance. Fiz as reservas no site do Hotel Lago Grey, e entre os dois horários oferecidos 8h00 e 15h00, escolhi o segundo. Algumas horas depois de ter solicitado a reserva recebi o email de confirmação, e a partir daí passei a contar as horas até o grande momento.

Acordei cedo e sai de meu hotel em Puerto Natales por volta das 7:30,  assim poderia conhecer um pouco do parque antes de embarcar. A cidade é muito bem sinalizada e achei facilmente a estrada rumo ao parque.  Os primeiros quilômetros são pavimentados, e depois começa o trecho de terra, que quando os carros passam, levantam uma núvem de poeira branca e fina e não adianta fechar os vidros, desligar o ar, nada. A poeira invade o carro e até o porta malas e tudo fica coberto pela fina camada de pó branco.

Chile, Torres del Paine, Lago Grey

estradas sem fim: prepare-se para dirigir longas distâncias dentro do parque

Como sempre faço quando dirijo em uma região bonita, fui parando diversas vezes, hora para fotografar a paisagem, hora para fotografar as lhamas que habitam a região. Ao chegarmos na portaria do parque, por volta das 11h00, havia uma fila enorme e gastamos uns 30 minutos por lá. Pegamos novamente a estrada e aí veio uma surpresa, o Lago Grey fica muito longe da entrada e tivemos que dirigir algo em torno de 2 horas. Conclusão, só fomos chegar no hotel Grey por volta das 13h30. Ou seja, se não tivéssemos saído muito cedo, perderíamos a hora.

Chegamos no Hotel Grey, almoçamos, fizemos o check in e fomos finalmente para o lago. A navegação é feita no barco Grey II, que conta com uma cabine climatizada para 50 pessoas e com um deck ao ar livre, que permite melhores fotos, mas exige resistência ao frio. O passeio dura em torno de 3 horas e no caminho podemos admirar as montanhas que cercam o lago, icebergs que passam por nós flutuando e ao fundo o glacial.

Chile, Torres del Paine, Navegação Lago Grey, Glacial

A caminhada até o barco é premiada com a visão das montanhas e icebergs boiando na praia

Ancoradouro

Durante o passeio temos uma ótima vista das montanhas que cercam o lago e dos blocos de gelo que passam boiando em direção a praia

Chile, Torres del Paine, Navegação Lago Grey, Glacial

no final do lago vemos o glacial, que de tão grande parecer estar perto de nós

Conforme o barco avança, vamos tendo uma noção do tamanho do glacial, que a todo o tempo parece estar perto, mas na verdade é uma ilusão, causada por seu tamanho gigantesco. Ao chegarmos o barco navegou paralelo aos paredões de gelo, com mais de 40 metros de altura, e por entre os grandes blocos de gelo que se desprenderam e flutuam ao nosso redor. E para coroar o momento são servidas bebidas com o gelo do glacial: um whisky 12 anos, com gelo 25.000 anos.

E não se esqueça de levar um agasalho, pois mesmo no verão as temperaturas na região são baixas e com o forte vento que sopra no lago a sensação térmica é muito baixa. E claro, também não esqueça da câmara fotográfica.

Chile, Torres del Paine, Navegação Lago Grey, Glacial

As montanhas e seus cumes gelados são um show a parte durante a navegação

nos aproximando do glacial encontramos este grupo andando de caiaque entre os icebergs

Icebergs: variedade de formas e tons de azul

Icebergs

Este iceberg gigantesco me impressionou

na proa do barco temos uma ótima vista do glacial

Chile, Torres del Paine, Navegação Lago Grey, Glacial

aqui temos uma visão geral do paredão do glacial

detalhe do paredão do glacial

Gelo x Rocha, quem será que ganha esta batalha?

Glacial Grey

Se você já fez este passeio, conte para nós sua experiencia na área de comentários que esta logo abaixo.

Preços: A navegação de ida e volta custa $45.000 para adultos e $22.500 para crianças (Pesos chilenos).

Siga o Phototravel360 no Twitter – @phototravel360

Visite o Phototravel360 no Facebook – Phototravel360

Assine o Phototravel360 por email – Phototravel360

Edson Maiero

This Post Has 7 Comments
  • Belas fotos… Faz tempo que quero conhecer esse parque.. Vamos ver se em 2013 uma passadinha pelo Chile finalmente se concretiza

• Lindas as suas fotos hein! Quando estive lá em Torres o tempo estava tão ruim 🙁

Parabéns pelo blog!

• Camila,

nos demos sorte. Este passeio foi no primeiro dia, no segundo o tempo já começou a fechar e a chover.

• Muy hermosas tus fotografías Edson.
    Y realmente has tenido una gran suerte en acertar el día, ya que el mal tiempo
    es común en el Parque.
    Para mí, Torres del Paine (nos quedamos tres días) fue una revelación. Muchas regiones diferentes en un espacio muy compacto, comparando con la vastedad de la Patagonia. Además de guanacos, tuve la suerte de ver… pumas!

• Enrique,

feliz 2013!! Realmente, o dia foi mararilhoso e nos dias seguintes o tempo foi fechando e o céu azul sumiu. Não tive a sorte de ver os pumas, mas quem sabe da próxima vez.

Edson

• Feliz 2013! Con buenos viajes y muchas fotografías!

• Lindo! Que fotos! RT @phototravel360 Torres del Paine: visitando Glacial e navegando entre Icebergs no Lago Grey #chile http://t.co/OGv8xYuY