Madeira: Porto Moniz e suas piscinas naturais

Madeira: Porto Moniz e suas piscinas naturais

Porto Moniz é um dos locais que todos devem conhecer ao visitar a Ilha da Madeira. Eu estava ansioso para conhecê-la e curioso para ver a estrada que me levaria até lá, afinal meu guia, impresso em 2006, dizia que viagem era uma façanha. Esta pequena vila esta localizada na ponta noroeste da ilha, distante 75 km de Funchal e até o final da 2ª Guerra Mundial, a única forma de acesso era pelo mar, até que finalmente foi construída uma estrada ligando Porto Moniz a São Vicente: uma estrada cavada na encosta, cortada por quedas d’água e com constantes quedas de pedras na pista. E foi com este cenário que saí cedo do hotel, mas para minha surpresa, foram construídos uma série de túneis que cortam as montanhas e fazem um caminho paralelo ao da estrada antiga. Com isto a viagem foi rápida, mesmo com minhas freqüentes paradas para fotografar as surpresas que me aguardavam após cada curva.

Ilha da Madeira - Estrada antiga para Porto Moniz

A estrada antiga para Porto Moniz continua lá, e alguns pequenos trechos ainda estão abertos ao trafego local

Ilha da Madeira - Porto Moniz

A cada curva uma surpresa e vontade irresistível de parar para fotografar

Chegando em Porto Moniz vemos uma característica muito interessante da agricultura local: Para proteger as plantações do ar pesado e salgado vindo do mar, os moradores usam cercas feitas de urzes e samambaias secas que formam um mosaico nas encostas.

Porto Moniz - Ilha da Madeira

cercas para proteger as plantações do ar salgado vindo do mar

Mas a grande beleza de Porto Moniz, não esta nas encostas, mas sim na orla, onde um conjunto de piscinas naturais, ligadas por passarelas são uma ótima opção para nadar e tomar sol. A água é transparente e pode-se ver o fundo coberto de areia e pedras, pequenos peixes nadam tranquilamente, dividindo o espaço com os turistas que se banham ali. Se você é fã das barraquinhas na praia, para tomar uma cerveja e comer um camarão enquanto curte o mar, não irá ficar na vontade. O Restaurante Cachalote instalado ao lado das piscinas, tem mesas ao ar livre, a poucos metros da água, sendo assim, sinta-se em casa.

Ilha da Madeira - Porto Moniz

Caminhos pavimentados facilitam o acesso às piscinas naturais

Ilha da Madeira - Porto Moniz

convite para um mergulho

Ilha da Madeira - Porto Moniz

famílias passam o dia aproveitando as águas calmas e mornas

Ilha da Madeira - Porto Moniz

Contrastando com a calma das piscinas, o mar mostra toda sua força ao castigar os rochedos com fortes ondas

Ao lado das piscinas, encontramos o Aquário da Madeira, e vou ser sincero com vocês: O ingresso de € 5,00 que paguei foi um grande disperdício, pois o aquário é pequeno e a visita muito rápida. Assim, a menos que você nunca abra mão da oportunidade de conhecer um novo aquário, eu recomendo usar este tempo para curtir mais a vista do mar, que além de ser de graça é muito mais surpreendente.

Ilha da Madeira - Porto Moniz

Aquário da Madeira

Ilha da Madeira - Porto Moniz

o que pode ser melhor do que relaxar com esta vista maravilhosa?

Um fato me chamou a atenção em Porto Moniz: é um lugar tão lindo que por diversas vezes um “Uau!!” escapou de minha boca, o que não é muito comum de acontecer comigo, alias, a única vez que me lembro deste “fenômeno” foi quando vi a pela primeira vez, a Torre Eifel, totalmente iluminada a poucos metros de mim…Uau!!! Bom, Porto Moniz é realmente é um lugar surpreendente e você não pode deixar de conhecê-lo. Se possível leve roupa de banho e aproveite para dar um mergulho e nadar.

 Quer procurar hotéis em Porto Moniz? Clique aqui.

Edson Maiero

 

 

 

 

 

 

 

 

 

This Post Has 5 Comments
  • Lindas fotos!!! Em alguns meses estarei indo à ilha da Madeira e assim, realizando meu sonho de conhecê-la. Já anotei todas as dicas. Obgda pelo post.

  • Edson!!! q fotos de BABAR!!! certeza q ja vou agilizar uma ida a Porto Moniz mes q vem (nao acredito q já é mes q vem q vou pra lá!!)! MUITO obrigada por dividir esses posts excelentes da Madeira!

    • Helo,

      você vai amar a Ilha da Madeira, espero que curta muito e depois divida suas experiências conosco.

      Edson Maiero

    • Natalie,

      obrigado, adoro isto.

      Edson Maiero

Comments are closed.