Óbidos, uma joia medieval

Óbidos, uma joia medieval

Localizada na região central de Portugal e a uma hora de Lisboa, Óbidos é uma vila cercada de muralhas do século XIV. Parte dos presentes de casamento do Rei Dinis com Isabel de Aragão em 1282, sim eles ganharam a vila inteirinha, a vila era na época um importante porto, até que no século XVI devido ao assoreamento, acabou perdendo a sua importância estratégica. Hoje a vila esta muito bem conservada e passear por ruas é como andar por um museu a céu aberto.

Durante nossas andanças por lá encontramos várias igrejas, pequenos restaurantes com pratos deliciosos e uma preciosidade local: não deixe de visitar uma garrafeira (loja de bebidas) e peça para experimentar o licor de ginjinha, feita com a ginja, uma fruta da região. Duvido que você saia de lá sem comprar ao menos uma garrafa.

A entrada principal se dá pela Porta da Vila, decorada com azulejos do século XVIII e na sua parte superior temos uma varanda construída no século XVII e ao cruzarmos a porta nos deparamos com casas brancas, com detalhes coloridos em amarelo e azul nas janelas e paredes.  Alem disto as fachadas são decoradas com vasos de flores e um tipo de trepadeira que escala que dá um ar único à cidade. As ruas são estreitas e sinuosas,  típico de cidades nos interiores de muralhas, afinal os construtores não queriam grandes avenidas que facilitassem o avanço de tropas invasoras.

Uma senhora vende bordados na Porta da Vila, revestida com azulejos do século XVIII

altar da Igreja de São Pedro

Igreja da Misericórdia

Igreja de Santa Maria: aqui o futuro Rei Afonso V casou-se com sua prima Isabel em 1441. Um detalhe: na época ele tinha 10 anos e ela 8

a cidade é repleta de becos estreitos: antes de ser uma opção arquitetônica, era uma estratégia de defesa

espalhadas em várias casas da cidade, estas grandes trepadeiras dão um toque especial a paisagem urbana de Óbidos

ruas estreitas e agradáveis escondem lojas e restaurantes

castelo reconstruído por Afonso Henriques após retomar a cidade dos mouros em 1148

Após caminhar pela cidade nada melhor que mudar o ângulo de visão e ver a cidade do alto. Para isto é possível caminhar pela muralha. O objetivo inicial da passarela ao longo da muralha era permitir o deslocamento dos soldados, mas hoje virou uma passarela para os turistas. Existe uma escada que dá acesso a elas logo após a Porta da Vila. É importante tomar-se cuidado, pois as escadas não possuem corrimão e a passarela não tem qualquer tipo de proteção, desta forma os riscos de acidentes aumentam.

vista da cidade a partir das muralhas

do castelo temos uma visão previlegiada da cidade e sua muralha

o passeio pelas muralhas é imperdível, mas exige cuidados uma vez que não há qualquer proteção

Por sua proximidade com Lisboa, cerca de 1 hora de carro, Óbidos é praticamente um passeio mandatório para qualquer um que visite Portugal. Com seu ar medieval a vila é uma das melhores opções para quem esta com pouco tempo e quer fazer um passeio na região para conhecer algo diferente. Sendo assim, se sua viagem for curta ou longa, não importa, se programe e conheça Óbidos.

Quer ler mais sobre Portugal? Visite nossa página sobre este país incrivel.

Edson Maiero

This Post Has 8 Comments
  • Lindas fotos, Edson! A primeira foto da série é simplesmente fantástica! Parabéns pelo trabalho!

    Um grande abraço,

    Jana.

  • Nossa que fotos são essas! Que isso! Muito bom, meus parabéns! 😀
    E aonde é essa foto do cabeçalho do blog?! Adoreii! 😀

  • Óbidos é linda. Deu vontade de voltar; as fotos estão ótimas.
    Da próxima vez, pernoitarei na Pousada do Castelo, que é linda, assim como a cidade.
    Uma vez em Óbidos, vale esticar até a Foz do Arelho ou Nazaré, pra sentir a brisa do mar e ter vistas estonteantes.

    • Sheilla,

      realmente, se hospedar na Pousada do Castelo deve ser muito legal.Vou tentar conhecer Foz do Arelho ou Nazaré, conforme sua dica.

      abraço,

      Edson Maiero

    • Bóia, obrigado mais uma vez por ter sido escolhido para a Viajosfera.

      Edson Maiero

  • Fui em Óbidos em 2008 e achei tudo incrível! As fotos estão ótimas, você conseguiu captar a essência da cidade! Abraços!

    • Juliana,

      obrigado pelo comentário. Quando visitei Óbidos também fiquei surpreso, realmente é fantástica.

      Edson Maiero

Comments are closed.