Nem Caniço, nem Caniçal, o point é a Ponta de São Lourenço

Nem Caniço, nem Caniçal, o point é a Ponta de São Lourenço

Um dia pela manha, sai de carro com destino a Caniçal, usando o Iphone como GPS. Inseri o endereço no Navfree GPS Live Portugal, um aplicativo gratuíto que tinha sido muito útil para me levar do aeroporto ao hotel, mas que para minha surpresa e decepção simplesmente não encontrava Caniçal na relação das cidades. Mudei de estratégia e apelei para o Google Maps que rapidamente me mostrou na tela a rota a seguir. Apesar do uso do Google Maps não ser tão prático e amigável como um GPS, que lhe dita o caminho a seguir, acabei chegando ao meu destino e me dirigi direto a uma praia onde um quebra mar construído com grandes pedras tomava conta da cena.

Algumas pessoas corriam, outras tomavam sol, mas o conjunto da obra me fazia pensar o que eu estava fazendo lá, perdendo meu precioso tempo. Voltei ao guia e li que Caniçal era o antigo centro da industria baleeira da Madeira, abriga o Museu da Baleia o que me pareceu uma boa opção para não perder a viagem. Parei uma simpática moça que corria e perguntei a ela como faria para chegar ao Museu e a resposta foi simples e decepcionante: “O museu da baleia não fica aqui, fica em Caniçal”. Mas onde estou, aqui não é Caniçal?, perguntei meio que sem graça: “Não, aqui é Caniço”.

Caniço, resultado de um incidente de percurso

Como fui para em Caniço? O Google Maps simplesmente tinha indicado outra cidade e não me dei conta, sendo assim acabei em uma pequena vila a 20km de Caniçal e que sinceramente estava longe de estar em meus planos de viagem. Para não perder completamente a manhã, parei em um shopping center (sim, paulista não perde a oportunidade de visitar um shopping) e comprei um GPS de verdade. Não queria mais me arriscar.

No meu último dia na Ilha da Madeira tinha uma lista enorme de lugares que queria visitar e e me restava apenas a parte da tarde. Olhei a listagem e meio que como uma questão de honra escolhi Caniçal. Coloquei o nome da cidade no GPS e desta vez Caniçal apareceu, conferi e re-conferi (não podia pagar mico pela segunda vez) e comecei a dirigir para lá. Em um certo ponto vi uma placa em uma bifurcação indicando as saídas para Caniçal e Ponta de São Lourenço. Quando percebi já estava a caminho da Ponta de São Lourenço, no extremo leste da Ilha, com 9 km de comprimento e 2km de largura.

Ali a vista é um espetáculo. Grandes penhascos de até 180 metros, oriundos das erupções que formaram a Ilha da Madeira são fortemente castigados pelas ondas do mar e diversos mirantes são um convite para que paremos e fiquemos ali, apenas olhando e refletindo sobre como a natureza pode ser tão bonita. A visita a Ponta de São Lourenço é uma ótima oportunidade para a caminhada, você pode andar pela estrada percorre todo caminho ou pelas trilhas existentes e também é um ótimo lugar para se fotografar e admirar a natureza, que é completamente diferente dos outros lugares da Madeira.

Para os moradores locais, a Ponta de São Lourenço é um lugar de lazer. Famílias se reúnem para passar o dia e o futebol e o  churrasquinho de sardinhas na brasa são obrigatórios, e os mais animados ainda curtem um banho de mar na “prainha”, uma pequena praia de areias pretas e que é acessada descendo-se uma trilha na encosta.

o mar vai do verde ao azul

os penhascos são castigados pelas ondas do mar

quem se cansa de olhar uma vista destas?

Lazer: famílias se reúnem para passar o domingo

algumas pessoas curtem a “Prainha” e suas areias pretas – acessivel por uma trilha na encosta ou pelo mar

os penhascos a beira do mar são excelentes mirantes

o mar calmo e azul nesta baia

ilhas inabitadas

em meio a beleza das rochas e do mar o homem deixa sua marca

No final não visitei Caniçal, e posso dizer que fiquei feliz por ter feito a escolha certa. A Ponta de São Lourenço é um lugar de tirar o fôlego e não pode deixar de ser visto por qualquer um que visita a Ilha da Madeira. Se você ainda não esta convencido de que vale a pena uma Visita a Ponta de São Lourenço, leia o livro on line “Ponta de São Lourenço | Madeira” e fique boquiaberto com toda a beleza do lugar.

 .

Leia mais: Ilha da Madeira

Leia mais: Portugal

 

Siga o Phototravel360 no Twitter – @phototravel360

Visite o Phototravel360 no Facebook – Phototravel360

Assine o Phototravel360 por email – Phototravel360

 

Edson Maiero

This Post Has One Comment
  • “@phototravel360: Ilha da #Madeira:Nem Caniço, nem Caniçal, o point é a Ponta de São Lourenço: http://t.co/C7MmnPtH Eu quero!

Comments are closed.