Volte a infância no Museu do Brinquedo em Sintra

Volte a infância no Museu do Brinquedo em Sintra

O Museu do Brinquedo em Sintra é um museu despretensioso, mas que vale a pena ser visitado por dois motivos: primeiro por estar a poucos metros do Palácio Nacional de Sintra, ou seja no centro da cidade, desta forma você não irá gastar muito tempo para chegar, e segundo porque todos nós já fomos crianças e você irá se lembrar de alguns dos brinquedos de sua infância. É legal ver como os brinquedos evoluíram ao longo do tempo, sendo puxados por fatores técnicos, mercadológicos e até políticos. Sendo assim, após visitar o Palácio de Sintra, atravesse a rua, faça uma parada no Bristol Restaurante e Cafeteria para comer algo e visite o museu que fica bem ao lado. Você vai precisar de 1 hora para fazer esta viagem de volta ao tempo.

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

fachada do Museu do Brinquedo

O museu é o resultado do amor de João Arbués Moreira, que desde os primeiros anos de idade tratava cada novo brinquedo como uma descoberta, que lhe fazia sonhar e aprender. De modo surpreendente aquela criança não quebrava seus brinquedos, e apesar de brincar com eles, conseguia guardá-los e arrumá-los. Aos 11 anos começou sua coleção e daí não parou nunca mais. Com o tempo as pessoas começaram a visitar sua casa para ver sua coleção e o espaço tornou-se pequeno até que em 1989 a Câmara de Sintra lhe cedeu o primeiro espaço para a instalação do Museu do Brinquedo, mas assim como uma criança que não para de crescer, o acervo do museu também cresceu rapidamente, com aquisições próprias e muitas doações, e com isto o espaço ficou pequeno. Felizmente em 1997, a Câmara de Sintra cedeu o antigo quartel dos bombeiros da Vila de Sintra, e é lá que o acervo se encontra exposto hoje, distribuído em 4 andares.

No primeiro andar estão expostos brinquedos dos séculos III e II AC, isto mesmos as crianças já brincavam antes de Cristo andar pela Terra. Ali também estão expostos brinquedos dos séculos XVII a XIX, e ainda trens, barcos, charretes, e personagens de circo, brinquedos espaciais e a sala de exposição temporária.

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

coleção de charretes

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

Coleção de barcos

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

Coleção de carros

Museu do Brinquedo, Sintra

Locomotiva alemã, do final do século XIX

No segundo andar temos automóveis, soldados de chumbo e massa, brinquedos em plástico e celulóide, carros de pedais, triciclos e aviões.

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

carro de pedal em metal, feito em Portugal em 1935 e o boneco, também português é feito de pasta de papel

Aqui podemos ver claramente como os brinquedos foram usados por Hitler na preparação da Segunda Guerra Mundial, fazendo uma verdadeira lavagem cerebral em toda a população alemã, inclusive nas crianças. Lá podemos ver as tropas alemãs de soldadinhos de chumbo desfilando em frente a Hitler, e também os tradicionais soldadinhos em posição de ataque. Mas sejamos justos, também encontramos brinquedos similares, feitos nos países aliados.

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

e os brinquedos vão a guerra

desfile dos soldadinhos de chumbo em frente a Hitler

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

e a parada nazista continua

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

mas os Aliados não ficavam atrás e também tinham suas paradas de soldados de chumbo

Algumas vitrines me lembraram filmes de terror, como nas duas fotos abaixo, que me fizeram pensar que após o anoitecer, as bonecas assumem a vida e saem pelo museu em seu carrinho e bicicletas, perseguindo quem esteja inadvertidamente por ali.

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

estas meninas me dão medo – parte 1

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

estas meninas me dão medo – parte 2

E finalmente no terceiro andar temos o sótão das bonecas, feitas dos mais diversos materiais (porcelana, celulóide e massa), com seus fogãozinhos a lenha, ferro a carvão e porcelana de diversos países. Eu confesso que não subiria lá durante a noite, mas deve ser por eu ter assistido aos filmes do Chuck, o Brinquedo Assassino.

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

será que estão esperando anoitecer para sair andando pelo museu? – I

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

será que estão esperando anoitecer para sair andando pelo museu? – II

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

Uma das bonecas esta tão ansiosa pelo passeio noturno, que já se sentou na cama

Bom, é hora de ir embora, se quiser dê uma passadinha na loja do museu no térreo e compre uma recordação, existe anda um café caso queira comer algo.

museu do brinquedo, Sintra, Portugal

aos descer as escadas e ver o Batman fiquei mais tranquilo, afinal ele deve estar mantendo o Museu em ordem durante a noite

Ficha Técnica

O Museu do Brinquedo localiza-se na Vila de Sintra.
Se for de trem deverá descer na última estação. Aí poderá optar por ir a pé ou de taxi. O Museu localiza-se na entrada do Vila, a 100 metros do Palácio Nacional de Sintra

Telefone: 9 106 016 (geral) e 219 242 171 (para marcação de visitas)

Horário:
O Museu encontra-se aberto de Terça a Domingo (incluindo feriados) das 10H às 18H com última entrada às 17.30H.
Encerra nos dias : 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro.

Preços:
Bilhetes de adulto – 4 Euros
Bilhetes de criança (dos 3 aos 16 anos) – 2 Euros
Bilhetes de estudante (apresentação de comprovativo, independentemente da idade) – 2 Euros
Bilhetes de 3ª Idade (mais de 65 anos) – 2 Euros

.

Leia mais: Lisboa

Leia Mais: Sintra

 

Siga o Phototravel360 no Twitter – @phototravel360

Visite o Phototravel360 no Facebook – Phototravel360

Assine o Phototravel360 por email – Phototravel360

 

Edson Maiero