Os moinhos de vento na terra de Dom Quixote de La Mancha – em 360 graus

Os moinhos de vento na terra de Dom Quixote de La Mancha – em 360 graus

Não é possível estar em La Mancha e não lembrar de Dom Quixote, emblemático personagem do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547 – 1616). A história publicada pela primeira vez em 1605, atravessou os séculos e ainda está viva em nossas mentes.

Sendo assim, ao dirigirmos nesta região e vermos alguns dos vários Moinhos de Ventos na linha do horizonte, é muito fácil começarmos a pensar em Don Quixote e seu fiel companheiro e amigo Sancho Pança cavalgando para combater “gigantes com braços enormes'” que na verdade não passavam das pás dos moinhos de vento.

Dom Quixote e seu fiel companheiro Sancho Pança

Fomos visitar alguns destes moinhos na cidade de Consuegra (http://www.aytoconsuegra.es/).A viagem de Toledo para lá demorou pouco mais de 45 minutos, a estrada é muito boa e a paisagem bonita. Chegando na cidade começamos o desafio de “subir o morro” para irmos até os moinhos. A solução foi usar no GPS a opção “Pontos de Interesse” que nos levou direto para lá.

Esta cidade possui 13 moinhos de vento e durante a visita ainda podemos observar uma Fortaleza do Século X. Os moinhos estão bem conservados, tendo sido reformados nas últimas décadas. Cada um deles tem um nome e o Moinho Boletero, que data do século XIX foi restaurado em 1992, está em condições de trabalhar. Devo confessar que senti uma grande alegria quando cheguei lá e pude ver os moinhos de perto, é realmente muito bom estar próximo de construções tão marcantes em nosso imaginário, como são os moinhos de vento.

Abaixo vocês podem ver algumas fotos dos moinhos, a começar com uma panorâmica 360°. Basta clicar e após a foto abrir, basta clicar com o botão esquerdo do mouse e arrastar a imagem em qualquer direção.

Moinhos de Vento em Consuegra – Clique na foto

Primeiros moinhos de vento que vemos ao subir a Colina

Fortaleza do Século X divide a colina com os moinhos.

Moinho Chispas – este moinho se manteve em produção até a década de 50

Caballero del Verde Gabán – Este moinho foi convertido em biblioteca e aqui se encontram edições de Dom Quixote em diferentes línguas, inclusive braille.

detalhe das pás dos moinhos que assustavam a mente confusa de Dom Quixote

A vista da colina nos mostra as grande planícies espanholas. Se olharmos com cuidado veremos Dom Quixote cavalgando para atacar estes moinhos

Rucio – este moinho é dedicado ao vinho da região Castellano-Manchega, e no seu interior há uma exposição de garrafas de vinho e ainda conserva o mecanismo de moenda.

O acesso aos moinhos é fácil e totalmente asfaltado

7 moinhos alinhados no horizonte, este “exército de gigantes” deve ter causado pânico em Dom Quixote

 

Quer ler mais sobre a Espanha? Clique aqui.

 

Edson Maiero

 

 

This Post Has 9 Comments
  • Muito bom! Obrigado por nos possibilitar a visualização dessa paisagem deslumbrante e reviver as emoções do nosso “Cavaleiro da Triste Figura”!

    Luiz Claudio.

  • Que fenomenal, quixotesco!!!!

  • Xará que paisagem linda hein !? parabéns pela visão 360 graus !

    • Edson, obrigado. Realmente a vista lá é belissíma.

      abraço,

      Edson Maiero

  • ahhhhh…muito legal esses moinhos! Postei um recentemente no Flickr e coloquei o título “Dom Quixote”, realmente é o que lembra.
    Consuegra tem uma festa medieval anual bem legal.

    Abraços de Madri!

    Fernanda JImenez

    • Realmente lá é um lugar maravilhoso. Nesta semana vou para Madrid tentar fazer umas fotos panorâmicas. Aliais, Madrid é uma linda cidade.

      Edson Maiero

  • Muito bom, como disse o Pepe, é uma viagem para quem vê. Pobre Dom Quixote, :-))

    • Majela, obrigado pela visita e comentário. Realmente é um lugar muito bonito de ser visitado.

      Edson Maiero

  • Gostei muito, pode viajar junto com vcs por entre os moinhos. Parabéns, muito bom e com a visão 360º é uma imersão total. Abs

Comments are closed.