Foz do Iguaçu

Visitei Foz do Iguaçu 3 vezes nos últimos 6 anos. As duas primeiras vezes de carro e a terceira de avião. Confesso que preferi as viagens de carro, pois tive tempo de passar em outras cidades paranaenses, como Morretes, Antonina, Curitiba,Ponta Grossa (onde visitei o parque Estadual de Vila Velha e a Lagoa Dourada e o Buraco do Padre) e Castro com o belo Cânon do Guartelá. Você poderá dizer que estas cidades não ficam todas na rota para Foz do Iguaçu, mas esta é uma das belezas de se viajar de carro, você faz sua rota e seus horários. A viagem de avião é prática, especialmente se você tem pouco tempo, como em um feriado ou final de semana, mas você fica refém dos horários dos voos.

O passeio clássico começa pelas Cataratas, localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, que tem uma infraestrutura de primeiro mundo, raro de se encontrar no Brasil, e com isto a visita às Cataratas fica muito mais confortável e agradável e nos permite ver as belezas naturais das quedas de várias ângulos.

O Parque restringe a entrada de veículos, como uma medida para reduzir a poluição e o barulho dos motores, sendo assim o passeio começa nos ónibus que levam os turistas do Centro de Visitantes até as cataratas. Confortáveis e panorâmicos, estes ônibus permitem que você aprecie a natureza e sempre é possível ver alguns animais ou aves na beira da estrada. Eu sugiro que você desça no primeiro mirante e faça a “Trilha das Cataratas”. Nos 1.200 metros desta trilha você poderá ver as quedas de várias ângulos e poderá cruzar com alguns simpáticos moradores, tais como pequenos lagartos e quatis.

Os ônibus são decorados com desenhos dos animais da fauna local

Mirante no início da Trilha das Cataratas: O por do sol é lindo e merece ser visto de todos os lados. Sinta um pouco desta emoção: Clique na foto e abra a panorâmica 360º

O grande volume de água que cai nas cataratas faz um barulho espetacular e a névoa forma belos arco-iris. Clique na foto para abrir a panorâmica 360º e ver todos os detalhes

“Pobre Niágara!” disse a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt ao visitar as Cataratas do Iguaçu

Por do sol visto do Mirante no Espaço Naipi

Outra opção de lazer no parque é o Macuco Safari, um passeio pelo rio e que nos leva bem perto de alguma das quedas no lado brasileiro. Prepare-se ficar molhado, o spray das Cataratas é como aquela chuva fina, que molha até a nossa alma.

você pode descer do ônibus em frente ao Macuco Safári

Uma capa de chuva ajuda a ficar seco durante o passeio, e proteja sua câmara fotográfica da água com um saco plástico ou uma caixa estanque. Lembre-se o colete salva vidas é obrigatório!

O passeio começa e algo que impressiona é como em alguns pontos os 2 motores de 150 cavalos sofrem para avançar rio acima.

porto no lado argentino também oferece passeios de lancha pelas Cataratas

enquanto subimos o rio começamos a ver as quedas e somos cobertos pela fina névoa

estamos chegando, no alto podemos ser o mirante no lado Brasileiro. Proteja bem a câmara, pois a névoa é muito forte e molha tudo

O piloto da lancha vai até a borda da queda d’água. Neste momento o banho é inevitável e muito legal

Se a vista das cataratas a partir do rio e dos mirantes não foi suficiente para você, ainda resta a opção de fazer um passeio panorâmico de helicóptero e ter uma vista maravilhosa destas quedas d’água.

Vista das Cataratas. Na margem à direita temos a Argentina

abaixo a Garganta do Diabo

Não pense que Foz do Iguaçu se limita as Cataratas. Existem outros bons passeios pela cidade e um dos melhores é conhecer o Parque das Aves, lá visitamos viveiros com diversos tipos de aves e pássaros.

Parque das aves

flamingos

caminhando pelo viveiro dos tucanos temos a oportunidade de observar de perto estas belas aves

tucano com suas belas cores e o grande bico

estou de olho em vocês…

Não perturbe, estou descansando

Passear no viveiro das Araras Azuis é emocionante. Diversas araras cruzam o viveiro de um lado a outro numa explosão de energia. Procure ficar parado em um lugar enquanto observa e fotografa.

A cidade oferece outros atrativos além da natureza, como a oportunidade de dar uma pulinho no Paraguai para compras, visitar o lado argentino das Cataratas ou ainda conhecer Itaipu de dia e de noite, quando podemos ver a barragem iluminada. Outros pontos a serem visitados são a Mesquita e o Tempo Budista de Foz de Iguaçu.

As visitas à mesquita acontecem de Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 15h30 – Sábados, das 8h às 11h30. As mulheres recebem um kit descartável para se vestir conforme as tradições islâmicas.

detalhe do teto da mesquita

Diversidade cultural e religiosa é uma marca em Foz do Iguaçu.Sendo assim aproveite e clique na foto para fazer uma visita virtual à Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, uma das maiores do Brasil

O templo budista permite uma caminhada pelos jardins para observação das estátuas e templos. Fotografe a vontade mas evite tocar as estátuas e fazer barulho.

templo budista

templo budista

 

Bom não perca tempo, programe já sua viagem para Foz de Iguaçu e desfrute desta linda cidade. Você é bem vindo para compartilhar sua experiencia lá, fazer algum comentário ou pergunta.

Edson Maiero

This Post Has 2 Comments
  • Las fotos estan espetaculares muy bueno el trabajo. Yo no conozco las cataratas PERO YA SE DARA LA OPORTUNIDAD.felicitaciones

    • Maria,

      Venha visitor, você irá amar.

      Edson Maiero

Comments are closed.