Porto em minha opinião disputa centímetro a centímetro com Lisboa o título de cidade mais charmosa de Portugal. Suas ruas estreitas, ladeiras íngremes, seus prédios antigos, coladinhos uns nos outros, e a roupa secando nas janelas. Isto sem falar no Rio Douro que banha a cidade e atrai vida e agitação seu redor.

Nascida no império romano, foi posteriormente dominada pelos Mouros, até que, no século XI a cidade de Portucale, estava finalmente livre. A semelhança entre os nomes Portucale e Portugal não é coincidência, é dai que vem o nome Portugal. Em 1415, quando a armada portuguesa se preparava para partir em direção a Ceuta (norte da África), a população de Porto ofereceu aos soldados toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas para se alimentarem. Com isto surgiu um prato tradicional da cidade, “Tripas a moda do Porto” e os naturais de Porto passaram a serem chamados de “tripeiros”.

Porto, Portugal, Cais da Ribeira

Os prédios estreitos, colados uns nos outros, pintados em cores pastéis e com a roupa secando na janela, dão um charme especial ao Cais da Ribeira

Booking - Porto

Reserve no Booking.com o seu hotel em Porto e região

Porto, Portugal, azulejos

homem caminha em frente a um dos grandes painéis de azulejos da Capela das Almas

Bom, voltemos aos tempos atuais. Porto é uma cidade que parece congelada no tempo, com seus prédios antigos, vielas estreitas, que eu sinceramente não me atreveria a entrar em outras cidades, o Bonde dividindo o espaço com os pedestres e carros, e é claro que não podemos esquecer dos barcos rabelos, ancorados no Rio Douro, para nos lembrarmos dos tempos em que eram utilizados para trazer o vinho até a cidade e temos também igrejas, muitas igrejas, afinal está é uma cidade Portuguesa.

Porto, Portugal, Cais da Ribeira

Barcos Rabelos ancorados nas margens do Rio Douro Vila Nova de Gaia

Eu gosto muito de caminhar pela cidade, apesar dela me lembrar a nossa Ouro Preto (MG). Não me levem a mal, eu adoro Ouro Preto, mas quem já visitou e caminhou por Ouro Preto deve ter sofrido com suas intermináveis ladeiras. Pois bem, em Porto temos a mesma condição. Quando caminhamos da parte alta da cidade em direção ao Rio Douro, nos entretemos e nem percebemos o quando descemos ladeira abaixo. Afinal Porto é uma cidade muito gostosa para se caminhar. E enquanto caminhamos encontramos prédios históricos, vemos muitas pessoas interessantes, os azulejos nas fachadas, portas antigas trabalhadas…, bem quando menos percebemos estamos na beira do Rio, no cais da Ribeira.

Porto, Portugal, Cais da Ribeira, Sé

O sobe e desce das ladeiras e escadarias de Porto

O problema é que, tudo de desce tem que subir…e ai que nosso preparo físico é realmente requisitado, mas vou ser sincero, apesar de estar reclamando aqui, a subida não é tãooooo cansativa, pois o Porto é uma cidade que nos dá energia, e prazer em viver, então vamos subindo, subindo e quando menos percebemos estamos novamente na parte alta. Você não pode querer caminhar aqui com pressa, pois esta é uma cidade para ser sentida e vivida lentamente.

Visitando Porto:

Porto, Portugal, Igreja do Carmo
Conhecendo Porto Porto e suas Igrejas

 Porto: Catedral da Sé Comendo Bacalhau no Porto
Vila Nova de Gaia Cais da Ribeira

 Bate e volta pelos arredores de Porto:

Bate-volta pelos arredores de Porto: Minho Bate-volta pelos arredores de Porto: Douro
Portugal, Bom Jesus do Monte
Bom Jesus do Monte

Onde Ficar:

Porto oferece uma enorme gama de opções de hospedagem, para todos os gostos e bolso. No mapa abaixo você vê uma seleção de 10 Hostéis e 10 Hotéis que selecionei a partir do Booking.com, usando como critério as melhores avaliações dos hóspedes. Nos dois casos as diárias escolhidas permitem o cancelamento gratis da reserva. Clicando icones de cada hotel você será direcionado para sua página no booking.com. Boa viagem!!

Siga o Phototravel360 no Twitter – @phototravel360

Curta o Phototravel360 no Facebook – Phototravel360

Visite o Campos do Jordão 360 no Facebook – CamposdoJordão360

Assine o Phototravel360 por email – Phototravel360

 

This Post Has 3 Comments
  • O Porto é lindissimo, mas você está de parabéns na mesma pela bela maneira como o retrata!! muito bom! adorei especialmente a dos barcos rabelos!

  • Fiquei apaixonada pela sequência de fotos! Morei no Porto por um período durante a faculdade e morro de saudades… = )

    • Fernanda, realmente Porto é uma cidade encantadora, uma das minhas favoritas.

Leave a comment