Cité de l’Architecture

Cité de l’Architecture

Não vou esconder que entrei no Museu Cité de L’Architecture em uma tentativa de ter uma vista diferente da Torre Eifel. Gosto de caminhar de Chaillot até a Torre Eifel e sempre admirei as enormes janelas do Palais de Chaillot, pensando que elas deveria ser um ótimo lugar para se fotografar a Torre.

Assim, após ter visitado e subido na Torre Eifel me dirigi ao Trocadero e de lá ao Palais de Chaillot e para minha felicidade o Museu aberto. Primeiro me dirigi ao café no térreo e já pude ter uma bela mostra de que me esperava. Fiz algumas fotos e depois olhei a entrada do museu, que não conhecia e não tinha idéia do que iria encontrar. E o que vi chamou minha atenção. Uma grande sala vermelha com diversas fachadas de edifícios fixadas em suas paredes, achei interessante, comprei o ingresso por 8 € e não me arrependi.

Em seu acervo o museu conta com diversos moldes de gesso, que reproduzem fachadas, monumentos, altares, estátuas e murais e uma ala dedicada a arquitetura moderna e contemporânea. Caminhando em seus corredores podemos ver diversas obras que estão espalhadas pela França, seja em prédios históricos, seja em igrejas.

O museu esta instalado na asa direita do Palais de Chaillot

A primeira parte do museu a que temos acesso é a Galeria de Moldes com mais de 350 moldes de gesso e 60 maquetes reproduzindo estátuas, altares e fachadas de igrejas e edifícios. É muito interessante andar por lá e ser transportado a diferentes locais e épocas a cada metro percorrido.

Me chamou a atenção a maneira como os monitores que cuidam dos corredores me trataram. Ao me ver fotografando uma panorâmica 360o (veja abaixo) um deles veio falar comigo. Expliquei o que estava fazendo, mostrei as fotos no LCD da câmara e recebi como feed back, algumas dicas, de outros pontos do museu que mereciam ser fotografados. Creio que por não ser um museu tão baladado e movimentado, que os monitores acabam tendo uma relação mais humana com o público e em especial os turistas.

Galeria dos Moldes – clique para abrir a foto

booking_paris

Galeria dos Moldes

O esqueleto – estátua da tumba de René de Châlons (1519-1544)

O enterro de Cristo – Église Saint-Étienne

O enterro de Cristo – Église Saint-Étienne

Tumba de Louis de Brézé na Capelle de La Vierge – Catedral Notre Dame

vista da Torre Eifel a partir de uma janela no primeiro andar

cadeiras

Instalada no segundo andar, a Galeria da Arquitetura Moderna, inaugurada em 2009 fornece um apanhado geral da arquitetura francesa de 1850 até hoje. São modelos, elementos de construção, como por exemplo os mecanismos de abertura teto do Instituto do Mundo Árabe, materiais de construção, mobilidade entre outros. Enquanto caminha não perca a chance de fotografar a Torre Eifel que enche cada janela do corredor.

no segundo andar temos a Galeria da Arquitetura Moderna e ainda uma visão incrível da Torre Eifel

Outra galeria interessante é a de Murais e Vitrais, com mais de 100 cópias de pinturas em murais do século XI ao século XVI. Capelas, criptas, abóbadas e outros fragmentos arquitetônicos foram recriados em escala e expostos nesta galeria.

teto da Église Saint-Étienne na Galeria de murais e vitrais

Terminada a visita e tendo caminhado mais de uma hora, nada mais justo do que sentar e tomar outro café. Enquanto descansava e olhava as fotos que havia feito, não podia deixar de contemplar a vista, afinal não é todo o dia que podemos tomar café com uma paisagem destas a nossa disposição.

não perca a chance de tomar um café, afinal a vista é maravilhosa

Já visitou ou pretende visitar o Museu Cité de L’Architecture? Deixe seu comentário abaixo e divida conosco sua experiência.

 Quer ler mais sobre Paris? Clique aqui e visite a nossa página sobre a cidade.

 

Siga o Phototravel360 no Twitter – @phototravel360

Visite o Phototravel360 no Facebook – Phototravel360

Visite o Campos do Jordão 360 no Facebook – CamposdoJordão360

Assine o Phototravel360 por email – Phototravel360

This Post Has 4 Comments
  • As fotos estão lindas como sempre! Todo post seu é garantia de fotos belíssimas! =)
    Adoro as 360 graus! Parabéns!

    • Lillian, obrigado pela visita e pelas palavras gentis, eu também sou fã de panorâmicas 360 graus, acredito que é uma ótima ferramenta para mostrar em detalhes um ambiente ou paisagem.

      Edson Maiero

Comments are closed.