2011 – chegou a hora de fazer o check out

O ano de 2011 esta chegando ao fim e como é normal nesta época do ano, começamos a fazer um balanço do ano que esta terminando e planos para o que irá começar. Neste último post de 2011, mostro aqui o resultado deste balanço de minhas viagens em 2011, muitas das quais viraram posts aqui no Phototravel360 e outras que esperam na fila para aparecerem nas páginas do blog.

2011 esta em seu crepúsculo, e 2012 se aproxima com tudo para ser um ano ainda melhor para todos

O ano de 2011 foi um ano muito bom. Apesar de cada ano parecer mais curto que o anterior, não tenho o que reclamar seja nos quesitos pessoal, profissional ou viagens. Foi realmente um ano cheio de desafios, vitórias, lições aprendidas e o resultado final foi muito bom e proveitoso. Além disto conheci muitas pessoas interessantes, incluindo várias @s do twitter, que saíram do mundo virtual para se tornarem pessoas de carne e osso. Espero em 2012 conhecer muitas outras @s.

Para mim 2011 começou em Barcelona, onde passei a virada do ano e depois segui para Madrid, completando uma viagem a diversas cidades Espanholas: Ávila, Salamanca, Toledo (onde passamos o Natal 2010), Cuenca, Consuegra, Ronda, Sevilha e Segóvia. Para conhecer os detalhes desta viagem, visite a nossa página sobre a Espanha.

Na volta para o Brasil passei o carnaval em Campos do Jordão. Se você pensou que esta não é uma cidade famosa pelo seu carnaval, você esta certo. Escolhi Campos do Jordão justamente pela tranqüilidade nesta época do ano, e não me arrependi. Assim fica a dica: se você quer fugir da agitação do carnaval, curtir a natureza, comer bem e ver alguns shows, vá para lá, e não se arrependerá. Campos do Jordão merece ser visitada nos 12 meses do ano, e tem seu ponto alto em julho, com o Festival de Inverno. Este foi meu destino favorito no ano, e voltei em diversos finais de semana e feriados.

Findo o carnaval foi hora de comemorar novamente o ano novo, mas desta vez o Ano Novo Chinês, no Tempo Zu Lai em Cotia, São Paulo, onde pude acompanhar as comemorações do ano que se iniciava: o ano do Coelho.

Minas Gerais também teve uma importante participação em de 2011: em Março visitei Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais com seus casarões, igrejas históricas e ótima comida, e  em Novembro, finalmente consegui visitar Inhotim. Um Museu de arte contemporânea a céu aberto e que é um lugar fabuloso e deve ser visitado por todos que gostam de arte e cultura.

Em agosto fui a 2 cidades muito especiais: Colônia (Alemanha) e Bratislava, capital da Eslováquia. Foi uma viagem rápida mas que permitiu matar a saudade de Colônia e conhecer um pouco de Bratislava.

Em setembro sai do Brasil com o pensamento de que esta seria a minha última viagem para Paris, cidade que visitei diversas vezes, e por isto estabeleci que deveria priorizar novos destinos em minhas futuras férias. Durante a viagem mudei um pouco de idéia, vou sim priorizar novos destinos, mas sem descartar voltar a Paris…

Ainda em Setembro, realizei um sonho antigo: conhecer Brasília. Fiquei um final de semana e tive a oportunidade de ver de perto a beleza arquitetônica da cidade e certamente voltarei em 2012.

Em Outubro foi a vez de Buenos Aires, depois de longos anos, consegui voltar a passeio para a capital portenha. Apesar de ter sido apenas um final de semana, a viagem foi muito boa e proveitosa.

Ainda deu tempo para em Novembro mudar o visual do blog por um que permitisse fotos maiores e que fosse mais leve para leitura, um lay-out mais clean tomou o lugar do formato anterior.

O ano estava quase terminando, quando em Dezembro viajei para Hanover (Alemanha) e na volta tive 10 horas em Londres, tempo suficiente para um rápido city tour e uma volta na belíssima London Eye, a famosa roda gigante às margens do Rio Tâmisa.

Bom o final do ano chegou e escolhi passar o natal instalado em um hotel de selva às margens do Rio Negro de fronte a Manaus, e realmente fechei o ano com chave de ouro. A Amazônia é um lugar que todos deveriam conhecer para admirar e ajudar em sua preservação (em breve publicarei os posts a respeito desta viagem).

E para fechar o ano: novamente Campos do Jordão, para poder descansar e recarregar as baterias, pois 2012 será um ano muito agitado e cheio de desafios e com uma longa lista de destinos que, no próximo ano, quero tirar do papel e tornar realidade.

Desejo a todos os um feliz 2012, com muita saúde, felicidades e viagens para serem guardadas para sempre em seus corações.